Terapia Analítico-Comportamental

Como funciona esse modelo de terapia e como ele se diferencia dos outros.

A Terapia Analítico-Comportamental (TAC) é um modelo de terapia que vem se aprimorando desde a década de 60 no Brasil. Ela começa com a leitura e aplicação das descobertas realizadas na década de 30 à década de 50, por cientistas majoritariamente americanos, focados em descobrir padrões dentro das ações humanas, para que assim pudessem ajudar a mudar aspectos das pessoas que gerassem sofrimento nelas ou que atrapalhassem o seu cotidiano. Tais descobertas geraram ondas e alteraram os tratamentos psicológicos não só nesses países, mas em todo o mundo.

Levando em conta esse breve histórico, temos que a TAC preza o uso de conhecimentos científicos para o seu tratamento clínico, buscando a eficiência para diminuir o sofrimento dos indivíduos e melhorar as condições ambientais em que a pessoa se apresenta, sendo os conhecimentos científicos um dos principais aspectos a serem considerados por terapeutas que assim se denominam.

Mas com o passar dos anos, a terapia comportamental brasileira tomou um rumo diferente da terapia norte-americana, com a primeira se focando em um foco individual, em que a pessoa dentro do consultório era única e deveria ser tratada como tal, e a segunda focando em trabalhar aspectos gerais, usando de diagnósticos de transtornos psiquiátricos como um meio de criar terapias que gerassem resultados em grandes grupos de pessoas.

Tal caminhada gerou conhecimentos diferentes, que possibilitaram perspectivas e análises diferentes. Por um lado, as descobertas brasileiras possibilitaram um aprofundado de como fazer terapia e como analisar aqueles que sofrem. Já o foco norte-americano gerou conhecimentos de como ajudar uma pessoa o mais rápido o possível.

Tais conhecimentos não aparentam ser mutuamente exclusivos, o que se provou na década de 90, em que houve uma união desses conhecimentos, com terapias comportamentais de terceira e quarta onda, que unem o foco único brasileiro com as instruções americanas. Exemplos dessa união são terapias como FAP, DBT e ACT.

Terapia Analítico-Comportamental no Ipiranga

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.