Por que Terapia?

O porquê terapia deve pode ser uma mudança importante para você e como ela funciona.

Muito é pensado sobre o que faz um terapeuta, qual a eficácia do processo terapêutico e por que devo investir em um profissional qualificado da área.

Primeiramente, o processo terapêutico é um processo analítico. O psicólogo e o paciente irão juntos buscar criar mecanismos de mudança dentro e fora da sessão para que se busque uma melhora das queixas do cliente, abordando padrões, dificuldades e excessos que possam se apresentar na vida do cliente. O maior objetivo é a melhora do cliente e o seu motivo para início e termino é a necessidade que ambos veem assim como a melhora do sofrimento das pessoas em sua volta.

Desde os anos 50, terapeutas vem demonstrado a eficácia científica do método terapêutico, por meio de experimentos e comparações com outros métodos de cura e até mesmo entre formas diferentes de terapia. A psicologia clínica preza como base a ciência que a prediz, usando de métodos comprovadamente eficazes e abandonando métodos não eficazes ou menos efetivos, mesmo que alguns psicólogos ainda se prendam a métodos antiquados.

Olhar para a terapia como uma coisa de pessoas loucas ou que precisam de ajuda também é contra produtivo, já que todos sofremos e todos podemos aprender coisas que possam nos melhorar. Fazer terapia é como arrumar um braço quebrado: Aprendemos nossos limites, arrumamos o que está mais ou menos e saímos com um osso ainda mais resistente, raramente ficamos engessados para sempre. E no momento em que você quebrar de novo esse osso, o terapeuta ira o ajudar novamente.

 

Assim, o investimento no processo terapêutico não está apenas em buscar uma pessoa para conversar e sim, buscar alguém com conhecimentos científicos que possa trazer alterações significativas na vida das pessoas que o buscam. Se você está buscando tentar melhorar aspectos da sua vida, o processo terapêutico pode ser sim uma boa pedida.

Psicoterapeuta no Ipiranga