Buscar

Cinco dicas de um psicólogo para buscar um corpo mais saudável.

Ah, títulos clickbait, a que ponto chegamos? - Provavelmente estação Sacomã…


Bem, essa é a última semana antes do carnaval propriamente dito, mas provavelmente você já está celebrando ele. Considerando o final do mês de fevereiro, as suas promessas de ano novo já ficaram para trás ou estão quase lá. Mas tudo bem, é esperado, esse tipo de promessa não vá longe e podemos tentar o próximo, de novo. Como fizemos no ano passado. E no retrasado.


Podemos dizer que a maioria das pessoas promete estudar mais, passar mais tempo com a família ou talvez até fazer mais exercício, o tema de hoje. E por umas semanas isso dá certo. A pessoa vai para a academia fazer a inscrição e tirar umas fotos, come salada no almoço e não compra duas caixas de chocolate com amendoim quando vai ao mercado.


SUCESSO! Boa esse é o dia 10 de janeiro! Faltam só mais quanto tempo? 20 anos?


Com o passar do tempo, cada uma dessas mudanças vai se tornando menos intensa, aquela salada de manhã vira uma salada… de macarrão, a academia se torna uma despesa no fim do mês e o salgadinho que mal tem mesmo?


Mas não tem por que se digladiar, mudar de vida é difícil, sem dúvida nenhuma todos falhamos. Mas se o seu objetivo é perder peso ou mudar de vida, existem algumas dicas básicas que podem te ajudar nisso. E é claro, o quão mais factível e estável for o seu objetivo, melhores vão ser os resultados a longo prazo.

Espero que os exercícios de cardio estejam em dia.

Dica Um

Não mude tudo de uma só vez


Essa pode soar estranha, mas quando mudamos tudo sem nenhum tipo de controle, não temos muita ideia do que estamos fazendo, jogamos tudo ao alto e não identificamos padrões com mais ou menos sucesso. Perdemos a chace de mudar pouco a pouco, fazendo alterações a partir das necessidades observadas e dando a chance para desistirmos.


Por exemplo, digamos que você já come bem e resolve diminuir o consumo calórico, um consumo nem um pouco saudável. Junto a isso, você resolve começar a treinar paredes de escalada, algo novo. Talvez apenas com o exercício, você tivesse sucesso na mudança corporal desejada, sem praticamente entrar em um quadro de subnutrição.


Dica Dois

Comece fácil, comece simples


Sério, ir na academia uma vez por ano é legal para caramba, é uma experiência nova, mas toda essa vontade vai embora com o tempo. E acumulamos ai (considerando o preço da academia de R$60,00, abaixo da média) um prejuízo de pelo menos R$600,00. A não ser que pagar a academia seja parte essencial do seu bem-estar e autoestima – Ai beleza, vamos continuar pagando.


Mas assim, de um passo para trás, existem exercícios caseiros efetivos, de baixo investimento que vão trazer resultados, principalmente no começo. E quando esses não fizerem mais sentido ou estão pouco intensos, um local especializado vai valer a pena.


Dica Três

Se engane. Se chame de otário!


Fazer exercício é cansativo, é monótono e dói. Ver televisão é muito mais legal.


Isso é uma verdade inegável. Os benefícios de uma vida mais saudável estão no começo de uma maratona, mas sim do meio para o final. Se deixarmos ao acaso, a internet vai ganhar. Temos que equilibrar o jogo, facilitando os exercícios, jogando a televisão fora, seja colocando a televisão na frente do seu AB Swing ou se mudando para um apartamento em cima de uma academia com uma trilha sonora motivacional e que te dará calafrios toda vez que você chegar em casa. Mudanças importantes.

Amigos tem dois caminhos, ou eles te erguem ou é a brincadeira do quebra crânio.

Dica Quatro

Esteja junto de quem quer ajudar.


Não estou falando de ajuda psicológica, de educadores físicos, médicos ou nutricionistas. Isso é necessário e antecedente a essas dicas. Não comece uma mudança tão grande antes de buscar ajuda profissional. Essa dica caminha a ajuda de colegas, amigos e família.


Não adianta comer saudável no trabalho e chegar em casa e devorar uma lasanha congelada e tomar dois litros de refrigerante junto com seu parceiro. Deve haver um suporte que incentive e possibilite essa mudança de vida. Converse com eles e promova uma mudança global, todos buscando uma vida melhor.

Serão os eventos sociais um vilão da perda de peso, com coxinhas, salgadinhos, pastéis?

Dica Cinco

Continue aproveitando a vida


Ah, como e bom nãosair com os amigos e com a família. Ficarei em casa para comer essa bela salada. Pfff, eles estão lá,no Rock n’ Rio, curtindo música, comendo e bebendo besteira. Que inveja. Hoje tem show dos Los Hermanos...


Dane-se essa vida saudável me passa a cachaça e o pastel!


Não faz sentido abdicar a sua vida para perder peso, ter uma vida saudável significa comer bem, dormir bem… e estar feliz. Logicamente moderação é essencial, mas antagonizar essas oportunidades de viver, só garantem o insucesso. O que adianta perder 30 quilos se você não vai aproveitar esse corpo mais leve com amigos e família, perdidos no meio do caminho.


Por hoje é isso, tenham uma semana reforçadora!

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.