Buscar

As lágrimas vem de dentro, a tristeza não

Atualizado: Fev 4

A visão de que o mundo vai melhorar assim que o seu mal humor passar é a visão contraria de quem vai realmente encontrar a felicidade, não só tropeçar nela aleatoriamente. Se ficarmos esperando que os astros se alinhem, sem fazer nada pela nossa felicidade, nunca vamos encontra-la.

Honestamente eu achei que esse blog duraria apenas um artigo. Mas aparentemente eu sou bem mais cabeça-dura do que eu acreditava. Mas vamos ao que importa.


Muito se diz que o que importa é que deve-se sentir diferente diante dos problemas da vida. Que esse é o caminho para uma vida saudável cheia de amigos, colegas, um bom emprego e uma casa de praia. Se você pensar e desejar muito, mas muito mesmo, as coisas vão dar certo no fim.


Que o caminho do sucesso é ser feliz não importa quantos caminhões de problema joguem na sua frente.


Essas pessoas tem sabão atrás da orelha e cera demais dentro.


Como assim, se sentir bem é o caminho para uma vida saudável. Você não está falando sério que eu tenho que me sentir triste o tempo todo, sacanagem!


Sim e não. Olhar sempre para o lado bom da vida funciona, mas para isso a vida tem que ter um lado bom a ser observado. Para o Brian, não tinha muito um lado positivo em ser crucificado por um crime que ele não cometeu e sem ser salvo pelos camaradas da Frente Judaica Popular.

Olhe sempre pro lado bom da vida, tchuru, tchururu ruru ru

Dependendo do quão ruim está a situação, não adianta olhar apenas para o lado bom da situação e tentar se sentir feliz. Aposto que Joana d'Arc não ficou muito feliz em ser canonizada 489 anos depois de sua morte. Valeu a pena eh eh...

Olha só, tem gente até contando história de como ela ficou feliz

A visão de que o mundo vai melhorar assim que o seu mal humor passar é a visão contraria de quem vai realmente encontrar a felicidade, não só tropeçar nela aleatóriamente. Se ficarmos esperando que os astros se alinhem, sem fazer nada pela nossa felicidade, nunca vamos encontra-la.


Que nem no filme do Will Smith, que ele ficou parado com o filho, qual era o nome mesmo...

Esse é aquele dos zumbis, não é?

Esperar que sentimentos mudem as suas ações num toque de mágica e assim o mundo em sua volta se torne melhor é só o primeiro ponto problemático, tem um outro que é essencial para essa discussão e que eu queria abordar.


Se o problema está na maneira que eu vejo o mundo e como eu sinto ele, e os problemas só vão sair de perto de mim quando eu compreender ou sentir diferente, a culpa da tristeza, raiva ou decepção é minha, exclusivamente minha.


O que não faz muito sentido.


O que faz mais sentido é que sentimos após algo ocorrer conosco e tudo em nossa volta levou para aquilo, de uma forma ou de outra. Uma visão intimista dos sentimentos exime o mundo da função que ele tem em nós.


O que pode ser parte de uma prepotência humana ou ignorar as evidencias contrárias. Você decide.

Eles foram campeões por terem uma mentalidade de vencedor, não por treinarem 25 horas ao dia

Aquilo que sentimos apenas é uma bussola que nos guia para aquilo que está pegando mais naquela situação, seja o sentimento bom ou ruim. Estou com raiva do meu chefe: por que ele gritou comigo.


E eu até diria que esse exemplo é ótimo do por quê em certas situações olhar para o lado bom funcionaria, mas não removeria todo o problema.


"Estou com raiva dele, mas caso ouça quieto e não brigue isso aquela promoção está alinhada".


E nem isso muda o sentimento de raiva vindo do chefe, apenas coloca outra condição na frente, quem sabe um sentimento de esperança que aquela gritaria acabe com a promoção.

E até mesmo esse processo de colocar outro sentimento em cima da situação pode se tornar um problema, mas não um para discutirmos hoje.

Cantar no Karaokê é uma solução para 11 das 10 pessoas tristes no mundo, pode confiar... Melhor não...

Se alguém tem algum sentimento é por que o mundo permitiu que ele ocorresse, e mais, que o mundo colocou ele ali.


Então quer dizer que no mundo ideal ninguém sente nada.


No mundo ideal todos vamos ser robôs que não sentem absolutamente nada, por isso é a hora de começarmos os implantes cibernéticos.


Sentir é parte da vida e isso não vai mudar, nesse mundo ideal e hipotético, apenas teríamos condições diferentes para sentir.

Uma foto do ápice da humanidade, o que devemos almejar

Construir uma vida mais feliz, ou com menos infelicidades passa pelo processo de mudarmos o mundo, um passo de cada vez, ou catapultando uma mudança a 300 metros de distância. Não é esperando que uma fada venha e te de um pó da felicidade.


É o processo de agir ou deixar de agirmos sobre aquilo que sentimos, compreender de onde aquela sensação vem e se é um contexto que deve ser mudado. Dependendo do caso, agir sobre o mundo pode causar tanto sofrimento quanto sentar e esperar ele passar, mas a origem não está em outro mundo.


#felicidade #psicologia #melhora #comportamento #tristeza #emoção #sentimento #pop #humor

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.