As lágrimas vem de dentro, a tristeza não
Atualizado: 4 de fev. de 2020
A visão de que o mundo vai melhorar assim que o seu mal humor passar é a visão contraria de quem vai realmente encontrar a felicidade, não só tropeçar nela aleatoriamente. Se ficarmos esperando que os astros se alinhem, sem fazer nada pela nossa felicidade, nunca vamos encontra-la.
Honestamente eu achei que esse blog duraria apenas um artigo. Mas aparentemente eu sou bem mais cabeça-dura do que eu acreditava. Mas vamos ao que importa.
Muito se diz que o que importa é que deve-se sentir diferente diante dos problemas da vida. Que esse é o caminho para uma vida saudável cheia de amigos, colegas, um bom emprego e uma casa de praia. Se você pensar e desejar muito, mas muito mesmo, as coisas vão dar certo no fim.
Que o caminho do sucesso é ser feliz não importa quantos caminhões de problema joguem na sua frente.
Essas pessoas tem sabão atrás da orelha e cera demais dentro.
Como assim, se sentir bem é o caminho para uma vida saudável. Você não está falando sério que eu tenho que me sentir triste o tempo todo, sacanagem!
Sim e não. Olhar sempre para o lado bom da vida funciona, mas para isso a vida tem que ter um lado bom a ser observado. Para o Brian, não tinha muito um lado positivo em ser crucificado por um crime que ele não cometeu e sem ser salvo pelos camaradas da Frente Judaica Popular.

Dependendo do quão ruim está a situação, não adianta olhar apenas para o lado bom da situação e tentar se sentir feliz. Aposto que Joana d'Arc não ficou muito feliz em ser canonizada 489 anos depois de sua morte. Valeu a pena eh eh...

A visão de que o mundo vai melhorar assim que o seu mal humor passar é a visão contraria de quem vai realmente encontrar a felicidade, não só tropeçar nela aleatóriamente. Se ficarmos esperando que os astros se alinhem, sem fazer nada pela nossa felicidade, nunca vamos encontra-la.
Que nem no filme do Will Smith, que ele ficou parado com o filho, qual era o nome mesmo...

Esperar que sentimentos mudem as suas ações num toque de mágica e assim o mundo em sua volta se torne melhor é só o primeiro ponto problemático, tem um outro que é essencial para essa discussão e que eu queria abordar.
Se o problema está na maneira que eu vejo o mundo e como eu sinto ele, e os problemas só vão sair de perto de mim quando eu compreender ou sentir diferente, a culpa da tristeza, raiva ou decepção é minha, exclusivamente minha.
O que não faz muito sentido.
O que faz mais sentido é que sentimos após algo ocorrer conosco e tudo em nossa volta levou para aquilo, de uma forma ou de outra. Uma visão intimista dos sentimentos exime o mundo da função que ele tem em nós.
O que pode ser parte de uma prepotência humana ou ignorar as evidencias contrárias. Você decide.

Aquilo que sentimos apenas é uma bussola que nos guia para aquilo que está pegando mais naquela situação, seja o sentimento bom ou ruim. Estou com raiva do meu chefe: por que ele gritou comigo.
E eu até diria que esse exemplo é ótimo do por quê em certas situações olhar para o lado bom funcionaria, mas não removeria todo o problema.
"Estou com raiva dele, mas caso ouça quieto e não brigue isso aquela promoção está alinhada".
E nem isso muda o sentimento de raiva vindo do chefe, apenas coloca outra condição na frente, quem sabe um sentimento de esperança que aquela gritaria acabe com a promoção.
E até mesmo esse processo de colocar outro sentimento em cima da situação pode se tornar um problema, mas não um para discutirmos hoje.

Se alguém tem algum sentimento é por que o mundo permitiu que ele ocorresse, e mais, que o mundo colocou ele ali.
Então quer dizer que no mundo ideal ninguém sente nada.
No mundo ideal todos vamos ser robôs que não sentem absolutamente nada, por isso é a hora de começarmos os implantes cibernéticos.
Sentir é parte da vida e isso não vai mudar, nesse mundo ideal e hipotético, apenas teríamos condições diferentes para sentir.

Construir uma vida mais feliz, ou com menos infelicidades passa pelo processo de mudarmos o mundo, um passo de cada vez, ou catapultando uma mudança a 300 metros de distância. Não é esperando que uma fada venha e te de um pó da felicidade.
É o processo de agir ou deixar de agirmos sobre aquilo que sentimos, compreender de onde aquela sensação vem e se é um contexto que deve ser mudado. Dependendo do caso, agir sobre o mundo pode causar tanto sofrimento quanto sentar e esperar ele passar, mas a origem não está em outro mundo.
#felicidade #psicologia #melhora #comportamento #tristeza #emoção #sentimento #pop #humor