Buscar

Achatamento da Curva – Psychological Droplets

No dia 24 de abril, o Estado de São Paulo vai fazer um mês dentro da quarentena, tendo em vista o achatamento da curva, isso é, diminuir o número de infectados ao máximo para evitar o maior número de mortes possíveis devido a superlotação do sistema de saúde. O que se mostrou efetivo em diversos países, como a Espanha e a Itália, que agiram após terem um grande impacto e países que agiram preventivamente como Alemanha e Argentina.


Mas é difícil de ver isso. Se a quarentena for efetiva, o número de casos vai subir de qualquer maneira (não vemos a curva realmente achatar), as pessoas vão sofrer dentro da quarentena e vai parecer que nada é muito sério. E se deixarmos todos fora da quarentena é o caos que vimos na Itália, com caminhões carregando corpos. Mas como vivemos na primeira situação, temos a impressão distorcida que vai dar tudo bem e que não é nada demais.


Existem algumas razões essa distorção e os movimentos para acabar com o distanciamente social. A primeira delas é que o sofrimento dos isolados, que geralmente se sobrepõe a um sofrimento maior ou os possíveis prazeres. Outro é o efeito a longo prazo que é comumente relevado, geralmente queremos acabar com a dor de agora, somos péssimos com autocontrole.


Essas explicações embarcam a grande maioria dos problemas da quarentena, como o principal que é a falta de recursos. Mas a questão talvez seja que temos que lutar contra nós mesmos e a nossa percepção de que vai dar tudo certo, para que vençamos essa batalha e lutar para que as necessidades públicas sejam atendidas, por políticas voltadas a elas.

________________________________________________________________________________

"Psychological Droplets" são textos diários destinados com o objetivo de analisar psicologicamente notícias e contextos atuais. Tem como objetivo o ensino e o entretenimento, usando das informações primárias sobre as notícias e contextos usados.

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.