Perguntas Frequentes

Quem deve procurar terapia?


Terapia é um serviço que pode ser buscado por qualquer pessoa que encontre algum desafio na sua vida que não consiga resolver sozinho. As dificuldades aparecerão na vida de todos e a busca de um profissional especializado é uma ótima maneira de começar a encará-los.

Um bom terapeuta buscará encontrar os principais objetivos que geram tais dificuldades e juntos encontraram as melhores maneiras de soluciona-los. Buscar uma mão estendida não é sinal de fraqueza, e sim de coragem.




Apenas pessoas com problemas de saude mental devem procurar ajuda psicológica?


Enquanto que a terapia auxilia as pessoas com algum tipo de dificuldade relacionada a sua saúde mental, terapeutas clínicos podem auxiliar os indivíduos em diversos contextos, que podem ou não apresentar características diagnosticas, como por exemplo problemas de relacionamento, escolares e muitos mais.




Qual a sua abordagem psicológica?


Sou um clinico Analítico-Comportamental. Isso quer dizer que tenho um olhar focado aos problemas que a pessoa enfrenta no mundo como parte do sofrimento e apenas aprender a lidar com isso ou entender não é o suficiente. Se faz necessário um olhar para como mudar esse mundo que nos machuca.




Quanto tempo de terapia para que me sinta melhor?


Mudar não é fácil.

Não existe um padrão para que ela ocorra, podendo variando de acordo com aquilo que é importante para a pessoa e o quão complexa é a crise. O comprometimento com os objetivos e as ações orientadas à melhora no cotidiano definirão a melhora e os sinais de avanço na terapia.




Apenas um Psicólogo é suficiente para que eu melhore?


Buscar ajuda já é um grande passo para uma melhora!

Trabalhos feitos interdisciplinarmente são excelentes para que uma pessoa melhore em todos os sentidos possíveis. No entanto, não existe a necessidade de que se busque diversos profissionais a priori para iniciar uma terapia, já que em diversos aspectos, um terapeuta é capaz de gerar as mudanças necessárias e Caso exista a necessidade, um bom terapeuta o encaminhara para os serviços que ele vê como essenciais para a sua melhora.




Quanto tempo ficarei em terapia?


O objetivo da terapia éque ela acabe, que a pessoa ganhe a autonomia que precisa, isso pode levar algum tempo, mas é finito.

Na busca de resolver as dificuldades do cotidiano, um terapeuta buscará aprendizados que proporcionaram a independência da terapia. Não existe um tempo mínimo nem máximo para a terapia, mas para grande parte daqueles que buscam ajuda, encontram nela um encerramento.





Terapia Cognitivo-Comportamental no Ipiranga

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.