Quem deve procurar terapia?
Terapia é um serviço que pode ser buscado por qualquer pessoa que encontre algum desafio na sua vida que não consiga resolver sozinho. As dificuldades aparecerão na vida de todos e a busca de um profissional especializado é uma ótima maneira de começar a encará-los.
Um bom terapeuta buscará encontrar os principais objetivos que geram tais dificuldades e juntos encontraram as melhores maneiras de soluciona-los. Buscar uma mão estendida não é sinal de fraqueza, e sim de coragem.
Apenas pessoas com problemas de saude mental devem procurar ajuda psicológica?
Enquanto que a terapia auxilia as pessoas com algum tipo de dificuldade relacionada a sua saúde mental, terapeutas clínicos podem auxiliar os indivíduos em diversos contextos, que podem ou não apresentar características diagnosticas, como por exemplo problemas de relacionamento, escolares e muitos mais.
Qual a sua abordagem psicológica?
Sou um clinico Analítico-Comportamental.
Quanto tempo de terapia para que me sinta melhor?
Mudar não é fácil.
Não existe um padrão para que ela ocorra, podendo variando de acordo com aquilo que é importante para a pessoa e o quão complexa é a crise. O comprometimento com os objetivos e as ações orientadas à melhora no cotidiano definirão a melhora e os sinais de avanço na terapia.
Apenas um Psicólogo é suficiente para que eu melhore?
Buscar ajuda já é um grande passo para uma melhora!
Trabalhos feitos interdisciplinarmente são excelentes para que uma pessoa melhore em todos os sentidos possíveis. No entanto, não existe a necessidade de que se busque diversos profissionais a priori para iniciar uma terapia, já que em diversos aspectos, um terapeuta é capaz de gerar as mudanças necessárias e Caso exista a necessidade, um bom terapeuta o encaminhara para os serviços que ele vê como essenciais para a sua melhora.
Quanto tempo ficarei em terapia?
O objetivo da terapia éque ela acabe, que a pessoa ganhe a autonomia que precisa, isso pode levar algum tempo, mas é finito.
Na busca de resolver as dificuldades do cotidiano, um terapeuta buscará aprendizados que proporcionaram a independência da terapia. Não existe um tempo mínimo nem máximo para a terapia, mas para grande parte daqueles que buscam ajuda, encontram nela um encerramento.