Depressão

Obtenha informações sobre como a depressão age em você.

A depressão pode ser considerada um dos maiores males do final do século XX e do início do século XXI, afetando uma grande parte da população. No entanto, ela não está apenas no sentimento de tristeza e nas imagens clássicas de uma pessoa acometida por esse transtorno, de uma pessoa fechada no seu quarto deitada em sua cama, depois de um grande trauma na vida da pessoa.

Além disso, ela está relacionada com as situações cotidianas que não tem mais o mesmo gosto, com o não saber lidar ou ser impedido de lidar com as dificuldades do dia a dia, com a falta dos pequenos sucessos que ocorrem diariamente na vida, além de tantas outras possibilidades que descrevem a nossa experiência humana.

Podemos aqui descrever alguns dos sintomas mais comuns da depressão, que são essenciais para um diagnóstico. Lembrando que o mesmo só pode ser realizado por um profissional capacitado, como um psicólogo ou um médico.

 

Humor depressivo ou irritadiço, pouco interesse nas coisas que antes traziam prazer, mudança de peso significativa ou na alimentação, mudança no sono e em atividade, fadiga e perda rápida de energia, concentração diminuída, sentimento de menos valia, ideação suicida.

 

Para um diagnóstico, você não precisa apresentar todos esses sintomas, eles são uma lista abrangente que tenta compreender todas as formas de depressão que existem, sendo essa lista, apenas para um diagnóstico especifico. Mas se você sente que sofre, buscar ter apenas o diagnóstico não é o suficiente para melhorar, é preciso trabalhar, com diagnósticos ou sem eles.

 

Mas, como isso pode ser trabalhado em terapia?

Existem várias formas de lidar com a depressão participando de psicoterapia. A principal delas não se prende apenas no que ocorre entre paredes, com o terapeuta e o cliente, mas sim aquela que olha para o lado de fora da janela, se perguntando como chegamos ali e como podemos voltar a o que um dia foi ou o que um dia será. Esse tipo de terapia tenta não apenas olhar para o que você sente por dentro, mas aprender a acomodar, o sentimento com a ação, para que um dia, você a vence.

A terapia, busca junto com aqueles que as fazem mudar o mundo que a pessoa vive, aumentando o delicioso néctar do dia a dia e, ao mesmo tempo, diminuir aquilo que nos perturba, aquilo que nos faz sofrer. Para isso, o terapeuta é aparelhado de aprendizagens que pode transmitir para o cliente e de uma gama de alterações que ele pode trazer para o mundo daquela pessoa.

Atendimento Psicológico para a Depressão no Ipiranga

Se você está localizado em Sâo Paulo, Santo André, São Bernardo ou São Caetano ou tem facilidade de locomoção pelo metro, venha conhecer as nossas instalações.

A clínica localizada entre a Rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Próximo as estações Alto do Ipiranga e Sacomã da Linha 2 Verde do Metro.

Permita-me participar da sua mudança!

© 2019 por Gustavo Engelmann Cunha.